top of page
BG.jpg

Sobre o projeto

As contribuições das pessoas trans ao movimento LGBTQIAP+ são inegáveis. Elas estiveram na linha de frente de importantes manifestações, como a primeira Parada do Orgulho LGBTQIAP+ em São Paulo, que, apesar de ter se tornado uma das maiores do mundo, começou humildemente em 1997. Figuras trans, como a ativista Claudia Wonder, que foi pioneira na defesa dos direitos das pessoas trans e vivendo com HIV/AIDS nos anos 80 e 90, também são prova viva desta resistência. Claudia também foi uma das fundadoras da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Contudo, muitas vezes, a importância destas ações dessas pessoas é sub-representada ou ausente nas narrativas dominantes.

Com o passar dos anos, esforços foram feitos para dar mais destaque e reconhecimento à comunidade trans. No entanto, muitos aspectos de sua rica história e cultura ainda permanecem desconhecidos ou são negligenciados.

Nesta conjuntura, a Arco, inspirada pelo seu compromisso inabalável com a igualdade e a representação, dá vida à TransCiclopédia. Nosso objetivo com este projeto é perfilar figuras trans que têm sido faróis de mudança, explorando a multiplicidade da experiência trans, considerando sempre a interseccionalidade de raça, classe e outros fatores que definem a complexidade das identidades e seus atravessamentos.

Nossa escolha em delinear este projeto em torno das vivências trans é intencional e reflete nosso compromisso em garantir que estas vozes sejam ouvidas em sua totalidade. Estamos plenamente conscientes da vasta gama de experiências dentro da comunidade LGBTQIAP+, e projetos futuros abordarão essas nuances adicionais.

Em sua essência, a TransCiclopédia é um projeto colaborativo. Reconhecemos que não somos as únicas guardiãs destas histórias. Por isso, convidamos todes que desejam contribuir com suas histórias, insights e vivências. Aquelas que desejarem participar podem enviar suas colab
orações com texto, foto e redes sociais através do formulário de inscrição, disponível na página "como participar?"

Atenciosamente,

Equipe Arco

bottom of page